Mais de 3 mil pessoas passaram pelo Coliseu Comendador Rondão Almeida em Elvas, nos dias 7 e 8 de novembro, para a 11ª edição da ENOVE+.

:: Organização, apoios e financiamento

A ENOVE+ contou com o envolvimento de diversas entidades parceiras, fundamentais para a realização da 11ª edição da Feira de Emprego e Empreendedorismo.
São elas:

:: Politécnico de Portalegre

O Politécnico de Portalegre, enquanto entidade organizadora, apresentou na ENOVE+ a sua oferta formativa e o trabalho desenvolvido por alunos, professores e investigadores, dos diversos departamentos e unidades funcionais e orgânicas.

Assim, estiveram representados os departamentos de Ciências e Tecnologias da Saúde da Escola Superior de Saúde de Portalegre, Ciências da Linguagem e da Comunicação; Ciências Sociais, Território e Desenvolvimento, e Educação e Formação da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Ciências Agrárias e Veterinárias da Escola Superior Agrária de Elvas e os departamentos de Artes, Design e Comunicação; Ciências Económicas e das Organizações, e Tecnologias da Escola superior de Tecnologia e Gestão.

Também em destaque, o Gabinete de Empreendedorismo e Emprego, C3i, Relações Externas e Cooperação, Europe Direct, Centro de Línguas e Culturas e Núcleo de Formação Contínua, unidades funcionais e orgânicas do Politécnico de Portalegre.

:: Sessão de abertura
A 11ª edição da ENOVE+ recebeu a visita de um membro do Governo.
A sessão de abertura contou com as seguintes intervenções:

– Artur Romão – Pró-Presidente para o Empreendedorismo e Emprego do Politécnico de Portalegre e Coordenador da ENOVE+

– Albano Silva – Presidente do Politécnico de Portalegre

– Hugo Hilário – Presidente do Conselho Geral do Politécnico de Portalegre

– Nuno Mocinha – Presidente da Câmara Municipal de Elvas

– João Paulo Catarino – Secretário de Estado da Valorização do Interior

:: Escolas secundárias

A edição deste ano da ENOVE+ contou com a visita de escolas dos distritos de Portalegre e Évora, e ainda da Extremadura espanhola.

Mais de 3 centenas de alunos e professores dos 10º, 11º e 12ºs anos deslocaram-se a Elvas nos dias 7 e 8 de novembro, oriundos de escolas de Portalegre, Estremoz, Mora, Arraiolos, Vila Viçosa, Campo Maior e Badajoz.

Destaque, em particular, para a Escola Secundária D. Sancho II de Elvas pelo apoio prestado na programação e dinamização do espaço, e por ter mostrado, desde o primeiro momento, a sua disponibilidade e empenho.

:: Câmaras Municipais

O Município de Elvas foi o anfitrião desta 11ª edição e o Politécnico de Portalegre teve na Câmara Municipal um parceiro próximo e proactivo.

O apoio logístico e de recursos humanos foi essencial para que esta ENOVE+ fosse um sucesso.

Um agradecimento especial também às Câmaras Municipais de Arronches, Sousel, Monforte, Nisa, Portalegre, Campo Maior e Estremoz, pela cedência de autocarros para o transporte de alunos dos seus concelhos e arredores, para visita à Feira de Emprego e Empreendedorismo.


:: Expositores

A 11ª edição da ENOVE+ contou com a participação de 38 expositores externos ao Politécnico de Portalegre, divididos por 45 stands e espaços do Coliseu Rondão Almeida em Elvas.

O distrito de Portalegre esteve representado em maioria, sendo metade dos expositores do distrito, pertencentes ao concelho de Elvas.

O segundo distrito mais representado foi o de Lisboa seguido do de Évora e a Extremadura espanhola.

As empresas, entidades e associações participantes pertencem a áreas tão distintas como a indústria e tecnologia, ramo imobiliário, alojamento, restauração e turismo, desenvolvimento de software e multimédia, agricultura, alimentação e bebidas, organismos públicos, associações de agricultores, empresariais, profissionais e de estudantes, emprego e formação profissional, eficiência energética e ambiente, desporto, exército, ação social, banca e seguros.

:: Atividades / Programa

26 atividades programadas e 34 atividades permanentes, preencheram o programa da 11ª edição da ENOVE+.

As ações contaram com o envolvimento de alunos, professores, investigadores e elementos externos ao Politécnicode Portalegre que, através de palestras, apresentações, exposições, workshops, jogos e demonstrações tornaram o programa apelativo e participado, com atividades a ter lotação esgotada.

:: Sessão de encerramento

No final das atividades de dia 8 de novembro, às 17h15, teve lugar na sala VIP do Coliseu Rondão Almeida em Elvas, a sessão de encerramento.

Tomaram a palavra Albano Silva, Presidente do Politécnico de Portalegre; Cláudio Carapuça, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Elvas e Artur Romão, Coordenador da ENOVE+.

Nesta sessão foram ainda atribuídos os prémios para “Melhor expositor” e “Melhor atividade”.

:: Prémios

A ENOVE+ premeia, anualmente, o melhor stand e a melhor atividade.

Através da votação do público, são identificados aqueles que se destacam em cada edição.

Este ano, foi premiado o stand de “Agropecuária” da Escola Secundária D. Sancho II de Elvas com o prémio de “Melhor expositor”, e a “demonstração de cavalos” do departamento de Ciências Agrárias e Veterinárias da Escola Superior Agrária de Elvas como “Melhor atividade” da feira.

:: Poliempreende

Durante a 11ª edição da ENOVE+, organizada pelo Politécnico de Portalegre, decorreu uma sessão Poliempreende.

O Poliempreende é uma atividade da rede de instituições de ensino superior (Institutos Politécnicos, escolas superiores não integradas e escolas politécnicas das universidades), que surgiu em 2003.

Nesta sessão, procedeu-se à entrega dos prémios Poliempreende Nacional, resultado de uma iniciativa que visa, através de um concurso de ideias e de planos de negócios, avaliar e premiar projetos desenvolvidos de forma a fomentar uma cultura empreendedora e que impulsione o desenvolvimento de competências, proporcionando saídas profissionais através da criação do próprio emprego.

Foi ainda apresentado por Leopoldina Alves o livro “Instituições de Ensino Superior Politécnico e a Educação para o Empreendedorismo”, sob a chancela PIN – PoliEntrepreneurship Innovation Network.

Outro momento simbólico desta sessão foi a passagem de testemunho do Politécnico de Portalegre para o Politécnico de Tomar.

O Presidente do Politécnico de Portalegre, Albano Silva, entregou a bandeira Poliempreende a Eugénio Almeida, marcando assim, simbolicamente, a passagem da coordenação para o Politécnico de Tomar.

Saiba mais aqui:
http://poliempreende.com/noticias.html

:: Balanço

– Artur Romão – Coordenador da ENOVE+

“Foi uma 11ª edição da ENOVE+ de extrema ambição. Em função das características que permitiam dizer deste monumental Coliseu Rondão Almeida e creio que, ao longo destes dois dias, o Politécnico de Portalegre, em colaboração com todos os parceiros, com especial realce para o Município de Elvas, proporcionou um pleno aproveitamento das boas características deste espaço.

A generalidade dos objetivos do Politécnico foram cumpridos, e daquilo que fomos ouvindo, dos parceiros, da Câmara, das escolas, das empresas, das entidades presentes, dos oradores, dos conferencistas, dos palestrantes, a maior parte dos objetivos também foi atingido.

Falhas, sempre existem e nós somos responsáveis por elas. Tivemos excelentes condições ao longo destes dois dias (…) condições impares e esta foi também uma oportunidade de dar a conhecer este espaço e de dar a conhecer a vitalidade em termos económicos, empresariais, sociais deste concelho de Elvas. Estamos muito gratos ao Município (…) a um conjunto de pessoas, todas aquelas com quem tivemos oportunidade de contactar, desde a equipa da vereação, chefe de gabinete, técnicos, todos foram inexcedíveis no apoio, desde logo o sr. Tino e o sr. Paulo e todos vós que tiveram uma relação exemplar e pelo facto estamos muito gratos.”

– Albano Silva – Presidente do Politécnico de Portalegre

“Estivemos aqui num grande espaço. É um espaço que foi muito bem aproveitado e que foi muito bem arquitetado, e foi talvez, do ponto de vista de espaço de exposição, aquele que teve maior visibilidade.

Aqui estiveram, no mesmo espaço, stands, parceiros, atividades de lazer, atividades práticas (…) mas temos que pensar no futuro desta iniciativa do Politécnico porque já percorremos vários concelhos (…) este ano estivemos em Elvas com a 11ª edição e no ano passado, a 10ª edição em Portalegre. Portanto penso que estas duas últimas edições são edições do mesmo modelo, exatamente nas cidades onde temos escolas do Politécnico a funcionar. Se calhar, é uma boa altura de fechar este ciclo, e de repensarmos um pouco, como é que vamos continuar esta festa da proximidade com os parceiros, com os estudantes de outros níveis de ensino, mas repensar um pouco o modelo (…) porque este é um trabalho monstruoso para quem organiza, para os alunos e para os professores, para os funcionários, é um trabalho enorme, e se calhar vale a pena, mantendo os nossos objetivos, melhorar um pouco aquilo que são os resultados.”

– Cláudio Carapuça – Vice-Presidente da Câmara Municipal de Elvas

“(…) a qualidade com que a ENOVE+ foi montada, a qualidade de todos os participantes e a dignidade que deram a todo este espaço emblemático efetivamente, diferente de todos os outros onde esta feira já decorreu e com características próprias que permitiu criar aqui uma diferenciação com aquele espaço para a demonstração de equinicultura. No fundo, acho que o balanço é extremamente feliz e é muito, muito favorável para Elvas. Elvas ficou a ganhar com a escolha para a realização desta feira.

Aquilo que se discutiu ao longo destes dois dias, aquilo que se viu pôs toda a gente a falar e a pensar na criação de emprego. Porque é, na realidade o emprego que pode permitir a fixação dos jovens naturais do concelho e da região, mas também aqueles que possam sentir atratividade nesta região. De facto temos muito para oferecer. (…)

É a aposta na educação que pode permitir fazer essa diferença e quem pensar o contrário está completamente enganado.

::Montagem e desmontagem

A 11ª edição da ENOVE+ exigiu, pelas dimensões do Coliseu Comendador Rondão Almeida, um grande esforço logístico por parte do Politécnico de Portalegre e da Câmara Municipal de Elvas.

Seis trabalhadores do Politécnico de Portalegre em conjunto com toda a equipa de logística do Coliseu e da Câmara Municipal de Elvas, trabalharam incansavelmente na preparação do espaço para acolher o evento (arena, salas e galerias).

Da parte do Politécnico, para a deslocação de toda a estrutura do stand institucional, montagem, pintura, instalação elétrica e ligações, montagem dos stands individuais, disposição de mobiliário e equipamentos informáticos e didáticos, e posterior desmontagem, transporte, e armazenamento de todo o material/equipamento pelos respetivos armazéns e escolas em Portalegre, foram necessárias 84 horas.




Veja mais fotos aqui